segunda-feira, julho 28, 2003


Manos - Uday e Qusay dizem eles que são os nomes das criaturas que aparecem nas fotografias. Podia ser pior. Carla Vanessa ou Ivete Marise, por exemplo. Mas a questão é outra. Pelo que percebi, a intenção por detrás da amostragem das fotos tipo passe dos dois caramelos é garantir, mostrar e, sobretudo, vangloriar-se perante a opinião pública mundial que, afinal, os tipos são efectivamente os filhos do ditador de seu nome Saddam.

Pergunto eu: como é que é suposto eu olhar para as fotografias e ficar completamente esclarecido? Isso pressupõe que eu já os conheça. Ou que já lhes tivesse visto a fronha. O que não é o caso. Se me dissessem que aqueles dois eram, ao invés, o Abdul e o primo dele eu não veria nisso nenhum problema. Quantos de vocês aí por esse mundo fora conheciam as feições dos manos em vida? Não costumam vir propriamente na capa da Caras.

Exemplos que me ocorrem:
“Ai, eu cá conheci o Uday uma vez que fui a um cocktail na embaixada do Iraque em Riad, foi muito giro, fartei-me de divertir com ele, na altura tinha a barba mais curta e andava com aquela gaja a.... agora não me lembro do nome.”
“Conheci o senhor Qusay numa reunião da OPEP, estava ele a representar o seu país. Um homem de convicções que deu um grande apoio ao desenvolvimento à ideia dos petro-dólares.”
“Foi na festa de lançamento do livro de Uday, entitulado "Como perpetuar um regime de tirania depois do papá ter lerpado? Manual de sobrevivência do tirano whanabe" que os conheci. Estava tudo muito bonito e eles também. Pena que agora mais para o fim tenham ficado com a barba um bocado mal aparada e com alguns problemas de pele. Já não têm propriamente idade para ter acne, estes homens ainda têm pudor em usar produtos de beleza”.

Quem é que perde tempo a ver imagens deste género? Poupem-me...