quinta-feira, agosto 14, 2003


It`s Oh So Quiet – Para quem não conhece, trata-se de um tema da Björk, do albúm Post. Se bem que mesmo aqueles que afirmarem não conhecer, possivelmente fazem-no porque não o associam nem à intérprete nem ao título. De qualquer das formas, fica aqui aconselhado para uma futura audição.

O tema consiste de duas partes extremamente demarcadas, que se vão intercalando, quer ao nível da música em si, quer ao nível da letra. Começa a islandesa por discorrer sobre a calma, o silêncio, a paz que antecede uma grande paixão enquanto os sopros vão produzindo uma melodia suave e envolvente. De seguida explode, discorre sobre o dito estado de euforia e arranca um contrabaixo em walking bass, contagiando o resto da orquestra a “swingar” vigorosamente com alguns kicks à mistura. É o céu que cai na cabeça, é desatar a rir e a chorar, é um motim, é o diabo à solta, é um fusível rebentado, é...

Até tudo estar acabado. A calma regressa com os doces sopros e os sons que fazem lembrar caixas de música que embalam o sono de crianças. Até tudo recomeçar novamente. E, no meio deste ciclo interminável interroga-se (ou interroga-nos) para dar o tema por encerrado: What`s the use of falling in love?

Boa pergunta. Aí está uma boa altura para me calar.