sábado, setembro 13, 2003


Música, outra vez - regressando às minhas controversas comparações da música com as outras artes, resolvi puxar ainda um pouco mais a brasa à minha sardinha em detrimento da sétima arte. Será que esta última também tem a capacidade de produzir o mesmo efeito enebriante que a música sobre nós, os maravilhados contempladores?

Talvez tenha. Porém, recorre muito à música para a obter. Já se imaginaram a ver um filme sem banda-sonora, sem efeitos sonoros? Eu tenho um trauma (confesso frontalmente, já tenho recebido ajuda técnica para o resolver) com filmes de terror. Salto, esperneio, grito, acho que chego mesmo a emagrecer. A tal ponto que deixei de ver porque ficava cansado e a desejar que, pura e simplesmente, acabassem antes de me dar a pataleca na sala de cinema.
Agora pensem no mesmo filme de terror mas sem som.

Eu espero...

Já está?

Mais um bocado...

Ainda não...?!?

Pronto, já chega.
Ora, mesmo que fosse o filme mais petrificante alguma vez concebido pela mente mais distorcida e macabra à face da terra, duvido que tivesse sequer metade do impacto caso o som resolvesse fazer greve. Se calhar, nessas condições, até mesmo eu era capaz de o ver e sobreviver.

Música, música, música, música....