quarta-feira, outubro 29, 2003

Opiniões – não venho para aqui advogar o sistema de ensino desta faculdade, nada que se pareça. Porém, há verdades que devem ser ditas. E, possivelmente a característica que mais aprecio neste estabelecimento de ensino e nos respectivos alunos em particular é o à-vontade com que as pessoas discutem e expressam a sua opinião. É óbvio que o sistema a isso propicia: turmas pequenas em que toda a gente é obrigada a intervir e participar activamente na discussão, bem como a fazer apresentações para o grupo de dez, doze pessoas.

Uma grande lição para todos nós, penso eu. A liberdade com que cada opinião é respeitada... eu penso que é assim tu pensas que é assado; simples como é e devia ser. Cada trabalho produz resultados díspares entre os diferentes sub-grupos que se vão intercalando a apresentar as aulas: o que achas disto, o que achas daquilo...E há sempre feedback, a oportunidade para ouvir sempre observações positivas e críticas verdadeiramente construtivas, bem como ideias para colmatar as possíveis falhas apontadas.

O professor está ali só para guiar um pouco a aula se achar que segue um curso menos indicado ou para salientar pontos que não foram abordados. E, é claro, para dar um carácter mais formal à avaliação que é dada por cada apresentação ou dissertação. Contudo, a sua presença é tão suave e indiscreta que mais parece tratar-se doutro colega que assiste àquela aula.

Obrigado Maastricht, nem que seja só por isso já me ensinaste muita coisa