quarta-feira, novembro 05, 2003

Aula de História - Quando lhe disse que os espanhóis, por vezes, nos soavam um pouco arrogantes devido ao seu espírito nacionalista, disparou-me de imediato que o que tinha dito nada mais era que preconceitos pelo facto de eu ser português. Ao ouvir tais palavras, pensei cá com os meus botões que estava na altura de pôr esta macaca em particular no seu galho.

Vamos cá ver, minha linda, disse eu com o meu melhor inglês, o que sabe sua excelência acerca da História da Península Ibérica? Um encolher de ombros e uma cara de quem foi apanhada a pôr um dedo na cobertura do bolo. Espera aí que já te digo... Foi vítima duma breve incursão pelas invasões árabes e pela reconquista a partir do Reino das Astúrias. Depois, os diversos reinos que, mais tarde, se tornaram naquilo que é hoje a Espanha e o velhinho Condado Portucalense.

A socialização de povos com identidades culturais tão diversas e distintas foi a única forma de manter o país unido. O castelhano foi imposto como língua nacional e, durante muito tempo, as outras foram reprimidas. Ainda assim, há pressões separatistas, das quais a mais famosa está associada ao movimento terrorista basco. Portanto, é perfeitamente normal que eles sejam mais ferrenhos que nós, cuja identidade nacional não é posta em causa de forma alguma e não fomenta um esforço acrescido para a uniformização e aproximação.

Calou-se. Normal, fiz a minha cara de convincente.