segunda-feira, novembro 10, 2003

Desculpas, outra vez - Se há coisa que o Jaime realmente fazia era falar. Falava muito, falava que se desunhava. Não que isso fosse problema, porque era um tipo cheio de graça. No entanto, no meio de toda aquela chispa de palavras e frases com intuito de palhaçada, lá saia qualquer coisa com mais conteúdo.

Uma delas foi em relação à forma como havia sido organizada a nossa viagem. Dizia ele, e com razão, que não devíamos ter começado por S. Miguel, porque essa é a ilha com mais monumentos naturais a visitar, a mais espectacular. Deveríamos ter ido primeiro aos outros grupos, idealmente começar no ocidental, e só então finalizar, cereja em cima do bolo, no oriental.

Sem intenção de aplicar estes conselhos propositadamente, parece que desta não errei. Já aqui falei da minha experiência com a Bélgica que, depois de algo traumática em Liège, acabou por ser bastante proveitosa na Flandres e em Bruxelas. Mais recentemente, o mesmo sucedeu com a Alemanha, se bem que conheça esta última república em muito menor escala. O início teve lugar nas pouco interessantes cidades de Aachen, Bona e Colónia e a progressão natural até Berlim salvou a honra do convento.

É a tua vez, Deutschland, desculpa lá qualquer coisinha...