domingo, dezembro 28, 2003

Natais diferentes - Esperava-o uma mole de gente. Os ânimos iam bastante acelerados perto do local onde o barco iria atracar. A organização havia deixado um corredor por onde passaria. Cabia ao dispositivo de segurança assegurar que não fosse violado. O homem barbudo mascarado, com uma bengala, um chapéu estranho na cabeça, foi recebido pela comunicação social, que lhe endereçou, de imediato, perguntas acerca de como tinha corrido a sua viagem.

Após a curta entrevista, foi a vez duma menina fazer as vezes de anfitriã e levá-lo a ver todos os agrupamentos de pessoas, desde escoteiros a desportistas, que o esperavam na praça central, no Vrijthof. Atrás do cordão de segurança, os espectadores faziam uma barulheira infernal enquanto assistiam ao desfile.

Depois de nos mostrarem a gravação deste evento de há dois anos, explicaram-nos mais qualquer coisa. Reza a história que este senhor foi uma vez um santo de crianças, originário da Turquia. Hoje em dia, chamam-lhe Sinterklaas e faz concorrência ao Pai Natal. Chega a uma cidade holandesa diferente todos os anos, vindo da Espanha de barco, e regressa no dia 6 de Dezembro, altura em que muitas famílias holandesas trocam prendas como na Consoada.

Os sortudos são aqueles que ainda trocam mais prendas porque comemoram o Natal.