quarta-feira, maio 05, 2004

Condições – A civilização humana denota aversão ao risco e uma preocupação por criar inventos que minimizem a ocorrência de situações que potenciem finais infelizes. Por essa razão, temos, hoje em dia, fruto de aperfeiçoamentos contínuos, airbags, saídas de emergência, telemóveis anti-choque, fusíveis, portas corta-incêndios, anti-derrapantes para banheiras e loiças de casa-de-banho.

Estes são alguns exemplos modestos de inventos que visam criar condições de segurança nos mais variados campos de intervenção da nossa espécie. Ora, num mundo destes, como é possível tolerar sanitas anti-homem, aquelas cujo tampo não se equilibra quando o levantamos?

Isto, meus amigos, é um convite ao despiste e consequente embate desastroso porque assume que todos os elementos do sexo masculino são peritos em malabarismo. Já para não dizer que é altamente sexista. É claro que, depois temos a sinistralidade que temos, não é de estranhar.

Faz-me muita pena. Porque, lá no fundo, todos nós que somos cromossoma X, não pretendemos contribuir para as estatísticas. Há dias, fui testemunha auditiva do desaire dum amigo numa casa de banho em Santos. Volvido mais de um mês, ainda não se refez do choque. É triste.

Ainda dizem que este mundo foi feito à medida dos homens.