quinta-feira, maio 27, 2004

Sargentos – Dos mais conhecidos só mesmo o Cabo da Roca, Rabo da Coca para os amigos, e o Raso, aquele que marca a viragem duma orientação da costa a sul para uma a oeste. As motivações da deslocação estilo vá para fora cá dentro eram, portanto, alargar o espectro de conhecimento geográfico e orográfico.

Ao cabo de alguns quilómetros, aí vem a primeira das novas conquistas. O cabo de Espichel é um tipo que só mesmo o nome engraçado o salva. Dito com um sotaque gingão fica de morte.

Depois veio um espécime tramado. Bonito, por sinal, mas com uma denominação que deixa muito a desejar. Sardão é um nome lixado para um cabo. Aliás, seja para o que for excepto para aquilo que efectivamente é. Mas não é o único. A pouca vergonha segue com outro promontório a que tão alegremente chamam Ponta de Sagres. Sempre podia ser a Ponta de Super Bock, quer dizer… Enfim, não vou discutir…

Perto deste último há ainda mais um que tem uma história engraçada. É o Cabo de São Vicente, onde dizem que ficou o corpo do dito santo até vir de barcaça definitivamente para Lisboa, torneando terreno que era detido por árabes na altura. A embarcação e os corvos que o acompanharam na viagem são os mesmos que se podem ver na bandeira da capital.

Mais cabos só mesmo os dos talheres e os das forças armadas.