quinta-feira, julho 15, 2004

Temos de ser iguais a nós próprios - Será porque o desporto foi inventado no Reino Unido? Se sim, então calculo que a denominação passaria a ser Herr, Monsieur ou Senor acaso tivesse surgido primeiro, respectivamente, na Alemanha, na França ou na Espanha. É claro que, no dia em que finalmente chegarem elementos do sexo feminino à direcção de equipas de futebol, estas coisas vão ter todas de ser revistas. Será preciso saber se contraíram matrimónio para escolher entre as versões apropriadas para senhoras.

É claro que acho que esta linguagem técnica, este jargão futebolístico uma pepineira tão grande quanto uma preciosidade. Sobretudo porque “Mister” é pronunciado mesmo à portuguesa, desvirtuando o verdadeiro significado da palavra, que mais parece identificar-se com a profissão do que com aquilo que é realmente. E, por isso, fica incrivelmente interessante usarem-na para profissionais brasileiros, por exemplo.

Lá fora também é assim? Um alemão que dá uns toques na bola também fala à imprensa do seu Mister? Custa-me a crer. Mas sou um leigo na matéria. Entretanto deixo aqui uma singela sugestão que quase carrega o peso duma sugestão suplicante:

Já experimentaram treinador?