sexta-feira, agosto 27, 2004

Cemitério de ilustres - Nada como ir ao âmago das questões. Tentar perceber o que jaz na origem, na criação. Quantas vezes não nos referimos às famosas obras de Santa Engrácia quando queremos acusar umas mais recentes de levarem demasiado tempo. De tal forma que são logo associadas ao aspecto de estaleiro.

O ano de 1606 assistiu à colocação da primeira pedra. A construção do local de culto já havia sido contemplada no século anterior. Depois de muitas peripécias, derrocadas e destruição, a igreja entrou no século XX ainda por acabar.

A triste sina do nunca-mais-está-feito foi aproveitada pelo Estado Novo. Como forma de propaganda, Santa Engrácia foi finalmente terminada em 1966, mais de três séculos depois do início das obras.

Os mármores do interior são simples e elegantes, bem como a decoração. Nos quatro sectores laterais há salas onde se encontram alguns corpos de personalidades que contribuíram para a afirmação de Portugal e da lusofonia no mundo, de Teófilo Braga a Amália Rodrigues. São poucos mas bons; ainda pode morrer muita gente importante neste país.

De resto, é possível subir até à cúpula, passar numa balaustrada pelo lado interior da mesma, ou sair para um terraço à mesma altura, que tem uma óptima vista sobre o rio e os bairros antigos.

Valeu a pena esperar.