sexta-feira, agosto 13, 2004

O Lugar de Ky - Dizem que a pedra que se encontra numa das 3 colinas onde a cidade se assenta marca o início do império, da civilização russa. Estamos, mais coisa menos coisa, no século X, quando 3 irmãos chegaram e se instalaram naquelas terras a que agora chamamos Kyiv, para nós, portugueses, Kiev. A metrópole recebe o nome dum deles, um tipo chamado Ky. Assim como Lviv, uma das cidades secundárias do país, recebe o nome de Leo.

A capital da Ucrânia foi, outrora, mais do que isso. Foi capital de todos os povos russos entre os séculos IX e XIII. No tempo do regime soviético, era uma das capitais das repúblicas integrantes da U.R.S.S. mais importantes.

Hoje é uma cidade pacata, com um centro histórico engraçado. Uma série de igrejas e mosteiros, alguns reconstruídos, pululam por todos os lados. É agradável dar um passeio pela avenida principal e desembocar na praça central onde se ergue um obelisco. Ou visitar o monumento em homenagem aos heróis da Segunda Guerra Mundial no final dum parque gigantesco que ombreia com o rio Dnieper.

Fora do centro, a cidade não tem muito para oferecer. Os bairros socialistas da política de albergar toda a gente mais parecem os subúrbios de baixa qualidade que tão bem conhecemos de perto. A pobreza é nítida na Ucrânia e justificação para os cerca de 5 milhões de emigrantes pelo mundo fora.

A dose ideal para o turista em Kiev são dois dias.