terça-feira, setembro 28, 2004

«S. João do Estoril vai ter novo templo - O secretário de Estado da Administração Local, José Cesário, assinou ontem o contrato-programa para a construção da nova igreja do Bairro de S. João do Estoril, no concelho de Cascais. Baptizada em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, o novo santuário irá ser construído no bairro social da Galiza, uma urbanização camarária vizinha do aglomerado de barracas do Bairro do Fim do Mundo.

Paralelamente à construção da nova igreja, o contrato-programa visa também a criação de um centro social e paroquial, que englobará um centro de dia para os idosos, substituindo o que actualmente funciona num pré-fabricado.

Depois do lançamento simbólico da primeira pedra, no início de Março, a autarquia de Cascais revela que o projecto está finalmente pronto, continuando no entanto a desconhecer-se as suas datas de concretização. Segundo o porta-voz da Câmara de Cascais, a obra envolverá cerca de um milhão e meio de euros, repartidos entre a construção do local do culto e do centro de apoio social.

“Esta nova igreja é uma estrutura bastante necessária naquela zona, visto existirem cerca de 3600 fiéis só na Paróquia do Estoril, o que obriga a que sejam realizadas missas de hora a hora e baptizados de cinco e seis crianças no mesmo tempo”, explicou Pedro Múrias. “Dada a percepção desta necessidade, a Câmara de Cascais prontificou-se desde logo a oferecer o terreno, espera-se agora que, depois da assinatura deste contrato, o Governo disponibilize então o orçamento necessário”, rematou o porta-voz do município.»

In O Público, 18 de Setembro de 2004