segunda-feira, outubro 04, 2004

Admirado - Uma semana inteira de procissões intermináveis, que bloqueiam ruas da cidade por completo e atraem pessoas do resto do país para as contemplar. Capuzes brancos na cabeça, a fazer lembrar Klu Klux Klan, cânticos surdos, graves, mórbidos, quase fúnebres. Iconolatria extrema, figuras de santas minuciosamente decoradas com flores e velas. Devoção, pessoas que passam o ano a preparar aquele momento, aquela semana, qual Carnaval do Rio.

É este o aspecto de muitas cidades espanholas por alturas da Semana Santa e uma das imagens que melhor guardo do país já aqui ao lado. Dedicação, fé, entrega, seja o que for que lhe chamemos, a Espanha, a par dos demais países latinos, continua a ter um grande apego à Igreja Católica.

A semana passada, o governo socialista de Zapatero aprovou uma lei que permite o casamento entre homossexuais, com a total equiparação de direitos em relação a casais heterossexuais, entre os quais, o direito à adopção de crianças. Uma mexida profunda deste tipo num país do norte da Europa não me impressionaria assim por aí além.

Agora já aqui ao lado, confesso que me impressionou.