sexta-feira, outubro 08, 2004

Hipoxia - Passar um dia fechado num ambiente climatizado, vulgo, ar condicionado à força toda, tem vantagens, sim senhor, não nego. É, possivelmente, a única forma dum gajo suportar a gravata sem estrebuchar de calor numa morte agoniante. Realmente, aqueles aparelhos conseguem criar pequenas “ilhas” onde a temperatura permanece estavelmente fresquinha, de tal forma que, quando saímos à rua, parece que saímos do avião num país tropical.

Porém, nem tudo são rosas, há o reverso da medalha. O ar fica de tal forma seco que todos lá dentro parecemos alpinistas. Daqueles da alta montanha, Everestes e coisas do género. A garganta começa a secar, o corpo respira fortemente, exala imenso dióxido de carbono, o que tem consequências sobre o nível de Ph do sangue. Várias coisas podem suceder-se, desde fadiga extrema a dores de cabeça, desorientação até, inclusive, edemas cerebrais.

A forma de lidar com este gravíssimo problema é estar constantemente a “fazer líquidos”, na terminologia dos homens da montanha. Os líquidos que se perdem têm de ser repostos. Beber água à grande e à valente, para que o sangue não fique espesso e a circulação nas extremidades corporais não se torne deficitária.

Senhor trabalhador em ambiente climatizado, não se esqueça da sua garrafinha de água.