sábado, fevereiro 18, 2006

Eu percebo - que quando uma banana não está madura tem, de facto, uma coloração esverdeada. O mesmo se passa com outros frutos como as peras, por exemplo. Ou seja, nesses casos específicos em que, de facto, existe uma alteração cromática no estado de maturação de fruta de verde, e aqui refiro-me tanto à cor como ao facto de não estar madura, para madura.

Mas isto levanta uma grave questão. Se a fase do processo de maturação em que a fruta ainda não está madura se chama “verde”, porque raio é que a fase de madura não há de ter sido baptizada com nenhum nome de cor? Porque carga de água é que não se diz, por exemplo, tal fruta está mesmo boa de comer porque está mesmo amarelinha? Ou vermelhinha? Ou cor-de-rosinha?

E retorquem vocês que são pessoas atentas e sempre de resposta na ponta da língua: porque a fruta madura não é amarelinha! Nem vermelhinha. Nem cor-de-rosinha. Ai não? Então e a banana que referi há pouco? Então e as mangas de rabinho avermelhado? Então e as melancias? Enfim, para cor-de-rosinha é que não se me ocorre grande coisa senão lichias.

E agora ataco eu a designação “verde”. Então será que isso quer dizer que as maçãs verdes nunca ficam maduras? Ou será que é a cor interior do fruto que dita o estado de maturação? Sendo assim os kiwis são intragáveis em qualquer fase da respectiva vida. Já para não dizer que são castanhos por fora. E têm uma má relação com a depilação.