sexta-feira, junho 23, 2006

Era a primeira vez - que olhava para a prateleira repleta, a rebentar pelas costuras. Diz-me o que ouves, dir-te-ei quem és. De repente, parou naquele sítio. Uma caixa azulada, no início da fileira.
Também tens isto?
Era o God Shuffled His Feet. Aproveitei a deixa e pus a tocar.

Once there was this kid who
Got into an accident and couldn't come to school


De repente, disse-me:
Às vezes sinto-me assim, como estes gajos.
Não percebi e isso deve ter-se notado na minha expressão meia atarantada porque ele acrescentou de imediato
Sinto-me um daqueles bonecos dos testes de segurança.
Houve ainda um breve hiato entre ouvir estas palavras e finalmente aperceber-me que ouvíamos os Crash Test Dummies.

But when he finally came back
His hair had turned from black into bright white


Já sabia do que falava, só faltava saber porquê. Possivelmente ainda com atarantamento na expressão, perguntei-lhe.
‘Tás aquela sensação de que vais fazer qualquer coisa que sabes que é uma asneira mas que, ao mesmo tempo, não consegues evitar?
Sim, sabia qual era a sensação. De antecipar o perigo e não conseguir esboçar uma reacção. Uma espécie de atracção do abismo, assustadora mas incontornável.
É assim que me sinto. Como se fosse um boneco que espera apaticamente o choque frontal contra uma parede de betão. Eu sei que ela está lá. E também sei que vou dentro de um carro em andamento e em rota de colisão. No entanto, não faço nada. Rigorosamente nada.
Imagens de bonecos com listas amarelas e pretas, projectados contra vidros partidos e chapa amolgada vieram-me à cabeça.

He said that it was from when
The car had smashed so hard


E depois os engenheiros retiram os corpos retorcidos dos escombros. Depois avaliam os danos infligidos.
Achas que é parvo? Achas que faz algum sentido.
Cocei a cabeça, não sabia o que lhe dizer. Então resolvi aproveitar a deixa da música que continuava, também ela impassível:

Mmm Mmm Mmm Mmm
Mmm Mmm Mmm Mmm