sexta-feira, novembro 10, 2006

«Tenho-me perguntado como se terá chegado à situação em que a arte é, de facto, uma questão de competição entre artistas. Interrogo-me sobre se os artistas optam por competir entre si ou se são estimulados, empurrados ou seduzidos a tal como resultado da caracterização desta sociedade em particular? Questiono-me se um jovem músico, sente o desejo instintivo de competir com este ou, pelo contrário, unir forças e comparar notas? Pergunto-me se, quando estes dois músicos se encontram para comparar notas mas acontece que estas são avaliadas por uma terceira entidade – o crítico – se sentem ambos tão influenciados pela avaliação dessa terceira entidade, a ponto de se empenharem na competição entre si para agradar ao crítico? Entretanto, o crítico fala para uma quarta entidade, o público. Mas, ao procurares agradar ao crítico, será que agradarás ao público?»

Wayne Shorter