terça-feira, janeiro 16, 2007

Há cerca de dez anos atrás, fizeram-me tropeçar no Cantaloupe Island. Era o tema possivelmente óptimo para ser o primeiro de jazz. Porque não é tão jazzístico quanto isso, é bom para aprendizes: o swing dos nabos safa e não tem uma estrutura harmónica antipática.

Fá menor e quatro compassos daquele riff com groove na entrada. Depois o mesmo mas em ré bemol dominante. Depois tens o ré natural com os kicks no primeiro e no terceiro compasso. E regressas ao fá. Mas não te esqueças que só quatro compassos depois estás no início do chorus, ou seja, tens uma sucessão de oito compassos sempre no mesmo acorde.

Pior que um tema com muitas passagens na harmonia só mesmo um tema modal. O Cantaloupe Island roça o tema modal em alguns momentos mas depois foge em passagens robustas e muito características. As frases cheias e carismáticas sucedem-se apenas por acompanhar a força dos acordes que, embora pouco, movem.


Há cerca de três meses, tropecei neste tema no Youtube tocado por um quarteto de luxo: Pat Metheny, Jack DeJohnette, Dave Holland e, claro, o Herbie. Uma busca casual, aleatória, resultou num achado. Há cerca de uma semana tropecei no DVD com o concerto integral.

Há cerca de uns minutos acabei de o ver.