sábado, março 31, 2007

O psicanalista – perguntou ao serial killer se voltaria a cometer homicídio, na estranha eventualidade de alguma vez ser libertado da prisão onde se encontra. O homicida olhou-o nos olhos e respondeu afirmativamente. O psicanalista continuou, queria chegar ao fundo, perceber a motivação para o comportamento criminal. Queria perceber a origem de todo aquele desrespeito pela vida humana, a razão para continuar a matar. Porquê...?

Porque a esperança é a última a morrer.

sexta-feira, março 30, 2007

Soltar as mulheres primeiro - é um acto sexista por parte dos sequestradores.

quinta-feira, março 29, 2007

Demasiado longe - do centro da distribuição para que pudesse ser o votante mediano, optou pela única estratégia ao seu alcance que lhe permitisse ter impacto no resultado final.

E então passou a preencher a agenda.

terça-feira, março 27, 2007

Queria sentir a saudade - que me fizesse ter a vontade de voltar. Que me fizesse desejar fazê-lo. Sentir a ansiedade da aproximação do momento, o frémito. Mas não consigo. Regresso deveras. Mas apenas porque regresso, não porque sinta que o quero ou deva fazer.

E simulo a saudade que não trago comigo.

domingo, março 25, 2007

Quando há manifestações - ou qualquer outra efeméride que resulte num grande aglomerado de gente nas ruas, os meios de comunicação social têm um prazer doido em referir estatísticas sobre o tamanho da mole humana. Agora, os métodos para proceder a essa contagem é que me suscitam grande curiosidade. Põem um gajo a contar cabeças? Calculam a quantidade de pessoas por metro quadrado?

sábado, março 24, 2007

«A descoberta da existência da América, uma massa de terra até então desconhecida, de dimensões e complexidade imensas, não só subverteu as noções anteriores de geografia como levou muitos a pensar se não haveria outros continentes por descobrir a sul dos míticos Antípodas. Segundo Santo Agostinho, era absurdo supor que aí vivessem homens, porque teriam de andar de cabeça para baixo. Agostinho não pensava que o mundo fosse plano – quase ninguém pensava assim. Porém, não compreendera completamenete o significado da esfericidade da Terra.»

Povos e Impérios, Anthony Pagden

quinta-feira, março 22, 2007

Um sotaque beirão a ombrear com um inglês pronunciado e repleto de termos técnicos é um bom exemplo de globalização.

quarta-feira, março 21, 2007

O estado da arte dos carochos - são os gajos que costumam estar nos locais onde os aviões estacionam nos aeroportos, de raquetes de pingue-pongue nas mãos e protecções nos ouvidos. Não têm a concorrência dos parquímetros mas também nunca vi nenhum receber uma moeda do piloto depois de lhe ter indicado um lugar porreiro, mesmo ao lado de uma manga.

Resta saber se riscam a fuselagem dos aviões como forma de represália.

domingo, março 18, 2007

Um passaporte teve um ataque alérgico. Então, em vez de expirar, espirrava furiosamente.

sábado, março 17, 2007

Talvez acusem menos a responsabilidade - e joguem menos com a cabeça. Talvez sejam equipas estruturalmentemais frágeis. O que é certo é que os jogos da UEFA têm uma clara vantagem sobre os da Liga dos Campeões: imensos golos.

sexta-feira, março 16, 2007

O sol incide com a força vespertina sobre o branco das pedras. Páro o carro e reparo no gato deitado sob o calor, encostado à parede. Procuro o comando cinzento com dois botões. O da esquerda faz abrir o portão preto. Quando o pressiono, sei que o gato vai estar em rota de colisão com um dos braços da estrutura metálica: terá que sair para eu que possa entrar.

Cerca de meio minuto depois, o animal reconhece a inevitabilidade da sua deslocação e levanta-se preguiçosamente. Percorre alguns passos e volta a deitar-me mesmo a meio da entrada para a garagem. Presunçosamente. Avanço um, dois metros. Coloco-me o mais perto que consigo, tento dar-lhe o incentivo correcto para que se volte a levantar e que me deixe entrar sem o passar a ferro.

Nada. O corpo enrolado, a cabeça pousada nas patas traseiras. As orelhas, por vezes, reviram, acusando o som do motor muito perto. O tiro sai pela culatra e a sensação de inevitabilidade vem disparada na minha direcção quando penso na possibilidade de ter de me levantar para eu próprio o retirar do caminho.

E é então que instintivamente procuro um comando cujo botão faça o raio do gato sair da frente.

quinta-feira, março 15, 2007

Gritava e injuriava o árbitro - até onde a sua garganta o permitisse. Considerava-o normal e adequado, como se o preço do bilhete para assistir ao jogo também incluisse a manifestação de desagrado.

quarta-feira, março 14, 2007

O apregoar - da qualidade do serviço prestado pelas farmácias é repetido regularmente em programas de informação, quase tantas vezes como a elevada margem do negócio. Felizmente muitas vezes é acrescentado que, para tamanha margem, esse nível de qualidade é exigível.

A mim irrita-me a quantidade de vezes que vou à farmácia e não têm a totalidade do meu pedido. Falta sempre uma embalagem disto ou daquilo. “Passe cá depois” ou “da parte da tarde” ou “amanhã”, que é quando vem o fornecedor.

Noutro qualquer ramo, uma ruptura de stocks seria, na maioria dos casos, sinónimo de menos uma venda. Uma chatice portanto. No das farmácias não: tenho mesmo que voltar porque entretanto a receita fica suspensa. Tirando isso, as farmácias são muito limpinhas e eficientes.

Por exemplo, a cobrar.

segunda-feira, março 12, 2007

Se eu fosse uma letra grega - seria, sem margem para dúvidas, um ómega.

domingo, março 11, 2007

Se chamar a alguém besta quadrada - tem a intenção de melhorar a qualidade do insulto que seria só chamar besta, então há uma notória margem de progressão, começando no cubo e nunca terminando senão no inatingível infinito.

No entanto, se a base é negativa, então o alvo da injúria será menos besta de cada vez que acrescentarem um expoente ímpar. A solução seria optar apenas por expoentes pares.

Nada é perfeito, ainda não chega. Se a alegada besta é besta entre zero e um em módulo, então quanto maior o expoente, menos besta será e, no limite com expoente infinito, não será besta nenhuma.

Sendo assim, chegamos à seguinte conclusão: para obter um adequado grau de insulto, é necessário que a pessoa em causa seja besta, em módulo, superior a um. Adicionalmente, se tiver um sinal negativo, só com expoentes pares.

sábado, março 10, 2007

No futebol - não há canhotos, só esquerdinos
Na Avenida dos Combatentes - há um muro (talvez do Santa Maria) que tem a inscrição “não à guerra”.

quinta-feira, março 08, 2007

O grande segredo - para o sucesso no fondue é gostar de carne mal-passada e, assim, conseguir aumentar a cadência com que se leva o garfo ao tacho pela redução do tempo morto de fritura.

quarta-feira, março 07, 2007

É paradoxal - usar cremes hidratantes após tomar banho.

terça-feira, março 06, 2007

Se tudo fosse fácil e as palavras saíssem da boca como o ar que teimamos em respirar então não terias que

Diz…!

Porque tudo surgiria naturalmente. Fluiria no seguimento da conversa e dos olhares, saíria no exacto momento para completar as entrelinhas das palavras que não foram ditas mas que, mesmo assim ficaram a pairar no ar que teimamos em respirar. E quando parece que vão finalmente sair e ocupar o seu lugar de direito

Fala...!

E não se ouvem. Não se escutam. Não se sentem. Não se vêem. Não se respiram como o ar que teimamos em poluir com a insinuação que preenche as falhas daquilo que penso que vou dizer mas que não digo porque nem todas as palavras saem da boca como o ar que não paramos de respirar e tu

Fala...!

E eu sentado no chão de calçada, encostado ao tronco magro da árvore fina, continuo sem te dizer aquilo que não tenho para te dizer, aquilo que não te posso dizer porque as palavras são como as plantas, precisam de quem as semeie, não nascem do ar

Diz…!

que teimamos em continuar a respirar pesadamente por entre os olhares carregados da insinuação que preenche o ar que aindo respiro intensamente enquanto olho para ti a respirar o ar e sinto-me esmagado, amachucado, amassado, comprimido pelos intervalos desconfortáveis, incómodos, irritantes que a insinuação teima em preencher.

E sufoco com o ar que teimamos em respirar.

segunda-feira, março 05, 2007

A barragem do Alqueva sofria de retenção de líquidos. Tinha umas pernas que metiam medo ao susto de enormes que eram. Sentia-se constantemente inchada. Aliviava um pouco o sofrimento elevando os pés com o uso de uma almofada. Mas tinha a desvantagem de inúmeras visitas à casa-de-banho durante a noite. Farta da situação, resolveu recorrer a diuréticos.

E então passava o dia a beber cerveja.

sábado, março 03, 2007

«Acho que o Paulo Bento ia gostar de ter o Federer no Sporting, muita tranquilidade"

Miguel Garcia, comentador de ténis da Eurosport
A Tranquilidade - faz product placement através do Paulo Bento

sexta-feira, março 02, 2007

O facto de ter tão poucos graus de liberdade traduzia-se num agudo problema de estimação.

quinta-feira, março 01, 2007

«The blues isn’t about feeling better, Lisa. It’s about making others feel worse.»

Personagem de um episódio dos Simpsons